Patriotas

A Verdade sobre o Comunismo

Comunas o quanto nos enganam!

10:52

Porque é que os portugueses não votam?

Publicada por Voz da Revolta - Manifesto Popular Português |



Um terço dos portugueses que não votou nas eleições europeias de 7 de Junho justificou a decisão de se abster com a falta de confiança ou insatisfação com a política, segundo um estudo do Eurobarómetro divulgado hoje.


O estudo, o primeiro realizado depois das eleições europeias e disponibilizado hoje pela representação em Lisboa do Parlamento Europeu, concluiu que 28% dos que se abstiveram apontaram como razão a falta de confiança ou insatisfação com a política, 23% o desinteresse pela política em geral e 11% a convicção de que o voto não muda nada.

As eleições dos deputados para o Parlamento Europeu realizaram-se nos 27 Estados-membros da União Europeia entre 04 e 07 de Junho, registando uma abstenção média de 57%. Em Portugal, a eleição foi a 07 de Junho e registou uma taxa de abstenção de 63,2%.

O principal argumento dos abstencionistas portugueses - a falta de confiança ou insatisfação com a política - é apontado por muitos dos eleitores europeus que decidiram abster-se: 28% nos 27 países.

Mais de um terço (34%) dos eleitores portugueses que se abstiveram disseram ter tomado a decisão de não votar meses antes das eleições, quase o dobro da média dos 27, que é de 18%.

Entre os portugueses que votaram, quase metade (43 por cento), disse tê-lo feito por ser esse o seu dever como cidadão e apenas 15 por cento por considerar que o seu voto pode ter influência.

Estes valores são inferiores à média registada entre os eleitores europeus que votaram nestas eleições: perto de metade (47 por cento) refere ser esse o seu dever e quase um quinto (19 por cento) pensa que o seu voto pode mudar as coisas.

Sobre a UE e as suas instituições, mais de metade (58 por cento) dos portugueses confia nas instituições europeias, mais de dois terços (70 por cento) sente-se cidadão europeu e quase metade (48 por cento) pensa que o Parlamento Europeu tem em conta as preocupações dos cidadãos.


Fonte: Ionline

0 comentários:

Enviar um comentário

Subscribe